Drenagem linfática na Gravidez

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por várias alterações hormonais, posturais e o aumento do útero exerce compressão nas principais veias de retorno ao coração. Estas alterações podem desencadear sintomas como retenção de líquidos, sensação de formigueiro nas mãos e nos pés, sensação de cansaço e peso nas pernas e outros sintomas.

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é, atualmente, a forma mais segura de aliviar os sintomas mencionados, podendo ser realizada no pré e pós-parto.

A DLM, segundo o método Leduc, deve ser realizada por um Fisioterapeuta com conhecimentos acerca do sistema linfático e outros sistemas com o qual ele se interliga.

A técnica de Leduc compreende três categorias – chamada, captação e reabsorção – de forma a manter o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais, sendo também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.

Assim, através da realização de pressões lentas e suaves, produz-se um aumento da pressão tecidular, orientação da linfa pelos pré-coletores, no sentido da drenagem fisiológica, e a evacuação da linfa através dos coletores.

A Drenagem Linfática trás benefícios para a mãe e para o bebé e pode ser realizada a partir das 12 semanas de gestação, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a grávida poderá realizar até três sessões semanais.

Benefícios da Drenagem Linfática na gravidez:

• Diminuição da sensação de cansaço e peso nas pernas e pés;

• Diminuição da retenção de líquidos;

• Melhoria da circulação sanguínea;

• Diminuição do risco de desenvolver varizes;

• Previne o surgimento de cãibras;

• Alívio das tensões e dores musculares;

• Aumento da imunidade do organismo, pela melhoria da nutrição e oxigenação das células;

• Redução do stress, pela sensação de relaxamento que promove.

O espaço Fisiohandme possibilita a realização de uma avaliação e posteriores tratamentos em horários a agendar.