Os Programas

FisioPelvic 

FEMININO

Programa individual especializado para Reabilitação do Pavimento Pélvico da Mulher

 

 O que é? 

 

Este é um programa específico dirigido à reabilitação do Perineo totalmente individualizado, que pretende ter uma intervenção intensiva a nível das estruturas pélvicas, e actuar globalmente e de uma forma holística no corpo da mulher para reequilibrar todo o sistema. 

 

É um programa que se inicia com o ensino da anatomia, fisiologia do aparelho urogenital, suas relações com diafragma e com a activação da região abdominal e lombar. 

 

É necessário trabalhar o pavimento pélvico de qualquer mulher em qualquer fase da sua vida, dado que com o avançar da idade as alterações hormonais levam a alterações da composição dos tecidos (nomeadamente alteração da qualidade do colagénio) deixando-os mais laxos , e por outro lado durante a gravidez e parto a mulher sofre lesões estruturais, independentemente do tipo de parto. Existem também situações em que a mulher apresenta um incorrecto  recrutamento muscular, ou seja um tónus muito elevado dos músculos perineais dando origem a dores na região vulvar, vaginal e pélvica e alterações da função miccional, sexual e defecatória. Ou pelo contrario pode apresentar músculos do pavimento pélvico com pouca força e agilidade que não protegem das pressões descendentes intrabdominais. Todas estas situações em conjunto ou isoladamente levam a disfunções pélvicas. 

Os quatro grupos musculares responsáveis pela correcta manutenção da pressão intrabdominal são o diafragma, os músculos abdominais intrínsecos, os músculos lombares intrínsecos e o pavimento pélvico. Qualquer alteração de força ou recrutamento destas quatros unidades músculares contribuem para a disfunção pélvica. Assim este programa pretende actuar nestes músculos individualmente, no alinhamento postural (que interfere no correcto recrutamento dos músculos estabilizadores) e na correcção do padrão motor e por fim integrar todos na função.  

 

O tratamento é realizado em gabinete fechado em que apenas está a Fisioterapeuta e a mulher, em sessão de 60 minutos. 

 

É realizada uma avaliação pela fisioterapeuta especialista em uroginecologia da região perineal, abdominal e postural. E depois determinado o tratamento específico para cada situação. O tratamento difere em relação a cada disfunção, se é incontinência urinária,prolapsos viscerais, disfunções sexuais ou fecais, mas existem objectivos comuns que todas as utentes têm que atingir para que o seu organismo funcione correctamente. 

 

Para um programa completo é necessário adoptar hábitos e estilos de vida saudáveis, como uma boa manutenção do stress, e uma correcta alimentação. 

 

Embora seja um plano individualizado, segue também varias fases de reabilitação. O meu programa de intervenção divide-se em três fases de intervenção (fase 1,2 e 3), podendo ser iniciado em qualquer nível de condição fisica, transitando para os níveis mais exigentes apenas quando o corpo está preparado, dependendo sempre da evolução pessoal. 

 

Fase 1 - consiste num programa intensivo em incidimos na restauração da função muscular do perineo, ou seja a força, agilidade e resistência do pavimento pélvico. Em caso de disfunções rectais temos incidir o tratamento também nos reflexos da defecação.  Intervenção nos músculos estabilizadores lombares, abdominais e pélvicos. É realizada uma avaliação profunda da função do perineo, e da função abdominal, e trabalha-se com recurso a técnica especializadas com equipamento de Electromiografia. Utiliza-se as bases da Ginástica Abdominal Hipopressiva e realizam-se técnicas manuais miofasciais para normalização dos tecidos moles de todo o corpo. É neste nível que se constroem os fundamentos para exercícios mais exigentes e mais intensos.

 

Fase 2 - incidimos a intervenção sobre o padrão respiratório, sobre a sinergia e timming de recrutamento dos músculos estabilizadores intrínsecos. Gradualmente vamos integrando exercícios globais para reeducação Postural. 

 

Fase 3 - quando já existe um bom padrão de recrutamento dos estabilizadores intrínsecos actuando em sinergia com o diafragma e pavimento pélvico, em que a mulher é capaz de gerir de forma adequada a pressão intrabdominal, intensificam-se os exercícios, trabalhando movimentos funcionais que englobem todo o corpo, e integra-se também carga adicional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem? 

 

Este programa é importante para todas as mulheres que têm uma disfunção pélvica, que pretendem uma recuperação verdadeiramente profunda pensando na sua saúde. Mulheres que querem conhecer o que se passa com o seu corpo e que procuram um programa de reabilitação profundo que actua de dentro para fora, restaurando a activação dos músculos mais profundos, o padrão respiratório, a função perineal, e a postura. Para mulheres que sofrem de incontinência urinária, hiperactividade da bexiga, prolapso visceral ("bexiga caída" ou "útero caído", ou "recto descaído para a vagina"), disfunções fecais.

Para mulheres que dão primazia ao seu bem-estar, que querem escolher o que é melhor para sí! Que querem voltar a sentir a liberdade de viver a vida sem desconforto!

 

Onde? 

Este programa pode ser realizado exclusivamente nas instalações do gabinete FISIOhandME.

 

 

 

 

 AS TÉCNICAS

03

CINESIOTERAPIA COM BIOFEEDBACK

(Electromiografia)

04

REEDUCAÇÃO DA SINERGIA INTRíNSECA

02

TERAPIA MANUAL e MOBILIZAÇÃO VISCERAL

01

ENSINO AO UTENTE

05

GINÁSTICA ABDOMINAL HIPOPRESSIVA

O que vai beneficiar com esta Intervenção:

 

-Recuperar o controle do seu pavimento pélvico

-Reeducar o sistema de estabilidade intrínseca abdominal e pélvica

-Libertar o excesso de tensão nos tecidos através de técnicas manuais miofasciais

-Normalizar a mobilidade das visceras, melhorando a sua função

-Aprender como se movimentar com segurança (agora e a longo prazo) e ficar preparada para a exigência física do seu dia-a-dia e para a actividade desportiva

-Aprender a usar a nutrição para favorecer o processo de cura 

-Encontrar-se no seu corpo novamente, e ter liberdade para viver a vida...

FisioPelvic 

MASCULINO

Programa individual especializado para Reabilitação do Pavimento Pélvico

 

O que vai beneficiar com esta Intervenção:

 

-Recuperar o controle do seu pavimento pélvico

-Reeducar o sistema de estabilidade intrínseca abdominal e pélvica

-Libertar o excesso de tensão nos tecidos através de técnicas manuais miofasciais

-Normalizar a mobilidade das visceras, melhorando a sua função

-Aprender a usar a nutrição para favorecer o processo de cura 

-Encontrar-se no seu corpo novamente, e ter liberdade para viver a vida...

 O que é? 

 

Este é um programa específico dirigido à reabilitação do Perineo totalmente individualizado, que pretende ter uma intervenção intensiva a nível das estruturas pélvicas. 

 

É um programa que se inicia com o ensino da anatomia, fisiologia do aparelho urogenital.

 

O tratamento é realizado em gabinete em sessão de 60 minutos. 

 

É realizada uma avaliação da região perineal, abdominal e postural pela fisioterapeuta especialista. E depois determinado o tratamento específico para cada situação. O tratamento difere em relação a cada disfunção, se é incontinência urinária,dor pélvica, sindrome bexiga dolorosa, disfunções sexuais ou fecais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem? 

 

Este programa é importante para todos os homens que têm uma disfunção pélvica.

 

Onde? 

Este programa pode ser realizado exclusivamente nas instalações do gabinete FISIOhandME.

 

 

 

 

 AS TÉCNICAS

03

04

BIOFEEDBACK COM  ELECTROMIOGRAFIA

02

TERAPIA MANUAL e MOBILIZAÇÃO VISCERAL

01

ENSINO AO UTENTE

ELECTROESTIMULAÇÃO

 

 

FisioPelvic 

CRIANÇAS

Programa individual especializado para Reabilitação da Micção e Defecação

 

O que vai beneficiar com a Intervenção da fisioterapia:

 

-Reeducar o controle do esvaziamento da bexiga e instestinos da criança

-Ensino aos cuidadores e criança de quais os hábitos adequados para uma boa saúde pélvica

 

 

 O que é? 

 

Este é um programa específico dirigido à reeducação do mecanismo de miccionar e defecar. 

 

É um programa que se inicia com o ensino da anatomia, fisiologia do aparelho genital aos cuidadores e crianças.

 

É feita a história clínica da criança, e será realizada uma avaliação da região perineal, abdominal e postural pela fisioterapeuta. Determina-se o tratamento adequado para cada situação. O tratamento difere em relação a cada disfunção, as mais frequentes são a incontinência urinária ou obstipação funcional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Quem?

Para crianças que têm perdas de urina durante o dia ou durante a noite, que estão constantemente a ir à casa de banho esvaziar a bexiga, ou que são obstipadas. 

 

Onde? 

Este programa pode ser realizado exclusivamente nas instalações do gabinete FISIOhandME.

 

 

 

 

 AS TÉCNICAS

03

04

 ELECTROESTIMULAÇÃO

02

TERAPIA MANUAL 

01

ENSINO AO CUIDADOR

BIOFEEDBACK COM  ELECTROMIOGRAFIA

FISIOHANDME

Praceta José Regio, nº4 | Setúbal

 

fisiohandme@gmail.com 

 

 934843072

  • Fisiohandme Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Grey Circle