Pag. 21 | Quando me dizem está tudo bem! mas sinto que não está...




Querido diário


Quantas e quantas vezes oiço mulheres, em modo de desespero que não sabem mais a quem recorrer... e que me dizem que não sabiam sequer que este tipo de fisioterapia existia!!...os seus olhos revelam o que vai no pensamento e deixam transparecer o ar de contentamento, porque finalmente encontraram um profissional de saúde que consegue dizer que não está tudo bem, e ficam felizes por isso!!


O alívio assoma todo o seu ser e o corpo acalma, porque agora sabem que afinal tudo o que sentem na sua pélvis, na sua vagina, na sua vulva, no seu anus, não são devaneios de uma louca...são sintomas reais, com causas bem reais... agora têm a certeza que não estão a inventar doenças!!


Os testes e exames que se fazem normalmente e que não revelam nada, deixam estas mulheres com ideias confusas e mais assustadas ainda...ouvem constantemente está tudo bem, a cicatriz está tudo bem! a mucosa está tudo bem! o útero e os ovários está tudo bem...! quando sente dor e peso na bexiga, supostas infecções recorrentes... as idas constantes ao wc...e as análises não revelam infecção, está tudo bem! A dor na vulva a todo o instante que não passa por nada...está tudo bem, não pense nisso, que passa!!... a sensação de estar sentada em cima de uma bola, a sensação estranha de estar sempre de intestino cheio e não ter nada para esvaziar...essas coisas estão na sua cabeça...está tudo bem!! a dor que tem nas relações sexuais...está tudo bem, descontraia que isso passa!!


Existem sintomas que se manifestam na região vaginal, vulvar ou pélvica que podem ser resultado de alterações nas estruturas miofasciais, e estas são o fisioterapeuta (do pipi) que testa. E aí sim, pode não estar tudo bem!!! Quando existem alterações de mobilidade de uma víscera, de uma estrutura, de fascias, alteração de tónus muscular, compressão de um nervo, que levam à alteração da função, não está tudo bem!!. Função é movimento, nós humanos somos movimento... o fisioterapeuta avalia o movimento e como as estruturas se comportam no movimento. Dos sindromes miofasciais podemos ter sintomas de ardor, picadas que acontecem num momento específico, ou mantêm-se durante horas ou dias...podem ser também resultado de uma irritação de um ou mais dos "milhentos" pequenos nervos que viajam entre a a coluna e a pelvis, bexiga, útero, vagina, vulva, recto, anus...algures pelo caminho podem estar em sofrimento, e isso não se detecta numas análises ao sangue ou urina, numa eco vaginal ou RX...

A mulher pode sentir uma dor ou sensação estranha que não sabe explicar...e então não está tudo bem...o corpo precisa de ajuda...pelo caminho sentem-se muitas vezes sozinhas e muito incompreendidas...pode chegar a ser desesperante!


Portanto, se lhe dizem, está tudo bem, mas não se sente bem...a fisioterapeuta do pipi está cá para ajudar...


Com carinho

A vossa Fisioterapeuta do pipi

Ana Carina Portugal

0 visualização

FISIOHANDME

Praceta José Regio, nº4 | Setúbal

 

fisiohandme@gmail.com 

 

 934843072

  • Fisiohandme Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Grey Circle