top of page

Pag.10 | Este pipi não é meu!! Quem trocou o meu pipi depois do parto?!



Querido Diário


Muitas mulheres sentem que depois de um parto a vagina, a vulva não são a sua! Só podem ter sido trocadas à nascença...do nosso bebé!


O parto é muito intenso, e a vagina ainda está a processar pelo que passou. Não é num estalar de dedos que volta a ser como antes. Mas das mulheres que me lêem, qual é a célula do nosso corpo que volta a ser como antes?? Nenhuma! Nenhuma de nós volta a ser a mesma! Então não devíamos fazer essa enorme exigência ao nosso querido pipi, que foi tão prestável e deu tudo por tudo naquele momento, deu tudo de si...tudinho!


Muitas de nós depois de ser mães, sentindo ainda no corpo e na nossa alma toda a intensidade do momento do parto, temos medo de ver como ficou a nossa estimada amiga.

Ela fica diferente, temos sensações diferentes, mas isso não é necessariamente mau...! A mudança é algo inerente à vida, temos que aceitar que tudo muda a todo o momento, e divertirmo-nos a descobrir as diferenças... Existem vaginas que mudam para melhor, e outras precisam de tempo para recuperar. Já não estamos no tempo das nossas avózinhas, temos opções que nos ajudam a recuperar as tais vaginas abertas não voltam a fechar, as dores incomodativas, ou tudo o que possa acontecer. Temos uma verdadeira equipa SOS pipi à espera!


Agora vamos fazer um exercício. Se a tua vulva ou vagina fosse uma pessoa, uma amiga, uma mulher que acaba de ter bebé. Tu deixavas essa amiga sozinha, desamparada, recusavas a olhar, cuidar com carinho e ouvir o que tem para te contar? A tua vagina também está assustada, precisa de um abraço cheio de carinho e ouvir-te dizer: FOSTE ESPETACULAR, deste tudo de ti, o teu máximo, agora estou aqui para te cuidar...


Se não sabes com fazer, podes procurar uma fisioterapeuta de pavimento pélvico, vai-te dar um manual de instruções de pipis em recuperação. Vais ficar surpreendida com o que podes aprender em relação ao teu corpo.


Mima-te e mima a tua vagina e a tua vulva, elas são fantásticas...


Com carinho

A tua Fisioterapeuta do Pipi Ana Carina Portugal




57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page