top of page

Como são os tratamentos de Fisioterapia Pélvica...




Como são os tratamentos de fisioterapia pélvica, é uma questão que se colocam muitas mulheres quando lhes prescrevem este tipo de tratamentos. Ficam ansiosas, porque não sabem o que esperar. A experiência mais próxima é a Ginecologia. A primeira reacção é apreensão...muita apreensão, algum receio, por vezes vergonha. Têm receio de encontrar um profissional de saúde seco, frio e mecânico...mas não é isso que acontece na realidade. A fisioterapeuta concilia nos seus tratamentos, o saber da ciência e a sensibilidade de uma profissional que quer cuidar de uma mulher que está numa situação sensível.


Vamos tentar explicar o que faz uma fisioterapeuta do pavimento pélvico em linhas gerais:

1) 1ª sessão de avaliação

Na primeira consulta de fisioterapia, vamos apurar a história clínica o mais completa possível (anamnese). Para a fisioterapeuta, interessa saber o que pode estar alterado a nível global e localmente na pélvis. O corpo funciona como um todo. A pélvis está integrada num corpo, portanto o tratamento nunca será só localizado a nível perineal.

Conforme a situação clínica podemos pedir para preencher alguns questionários ou escalas de avaliação. O objectivo desta sessão é também que entenda o papel do pavimento pélvico na sua situação clínica, melhorar a percepção deste grupo muscular, e de todos os que interferem na função pélvica e na gestão da pressão intrabdominal.

A fase seguinte da sessão é a avaliação física. Nesta fase vamos avaliar como é o seu gesto, a postura, a respiração, pode ser ou não realizada uma exploração pélvica extra e intracavitária, dependendo da situação clínica e da vontade da mulher.

A partir deste momento, podemos estruturar o plano de tratamento. Nesta fase também é a utente que nos guia nesta planificação, vamos dar prioridade e respeitar quais são as suas expectativas e objectivos de tratamento com as sessões.

2) Sessões seguintes

Na minha perspectiva, a fisioterapeuta é uma facilitadora do tratamento de qualquer situação clínica. A mulher é a grande protagonista deste processo. Em qualquer situação, são dadas ferramentas para cuidar de si em casa, para o momento específico de cada sessão e a longo prazo.

Este processo é da mulher. A disfunção surge, muitas vezes pelas pequenas (grandes) coisas que faz no dia-a-dia. Nós vamos ajudar a identificar o que não está bem, e dar estratégias e conhecimento sobre o funcionamento do seu corpo.

Em gabinete, a fisioterapeuta, vai preparar as estruturas para receber e realizar o movimento e optimizar a função. Os primeiros tratamentos de fisioterapia pélvica podem não incluir tratamentos internos, pois temos que preparar o todo...

Na generalidade, podemos intervir através de:

  • Técnicas de terapia manual,

  • Terapia miofascial,

  • Mobilização visceral

  • Técnicas mobilização diafragmática e respiratória

  • Biofeedback com electromiografia ou manometria

  • Electroestimulação

  • Radiofrequência

  • Dilatadores, epi-no, vibrador

  • Exercício terapêutico

  • Ginastica Abdominal Hipopressiva

  • Método logosurf 5P

Todas as técnicas aplicadas têm uma base cientifica, e são explicadas e autorizadas pela utente. O tratamento é individualizado, o que quer dizer que não existe um protocolo, uma receita para todas. As técnicas são selecionadas em cada fase e adaptadas especificamente para a sua situação clínica. Não aplicamos todas as técnicas, todos os dias e com todas as utentes.

Durante as sessões, existe sempre o respeito pelos limites de cada mulher, e somente quando se sente preparada, com muita sensibilidade aplicamos técnicas manuais internas. Lembre-se nós fazemos uma equipa (mulher e fisioterapeuta juntas), em que o objectivo é a evolução da situação clínica, sendo necessário para isso uma entrega de ambas ao processo.

Não se iniba de contactar a profissional selecionada, e através desse contacto perceber se sente uma ligação à fisioterapeuta e se este tipo de tratamentos é a solução que procura.




37 visualizações0 comentário
bottom of page