top of page

Desconforto na Gravidez, que opções tenho...?


O corpo da mulher está sujeito a alterações estruturais muito profundas durante a gravidez. Normalmente é a altura da vida em que a mulher aumenta mais rapidamente de peso e altera as suas formas. Algumas alterações são mesmo necessárias para proteger o corpo de disfunções no pós-parto, outras não são bem assim!! Vamos tentar explicar quais as alterações que podem ser um sinal de que preciso dar uma ajuda ao corpo para que este se mantenha equilibrado durante todo o processo.

Podemos encarar a dor como uma forma do corpo comunicar que está em sobrecarga e em risco de lesão. O corpo da mamã tem que ceder para que uma vida cresça dentro dela....

As queixas mais frequentes das grávidas são na região lombar, isto porque é o local que altera muito o seu alinhamento, acentuando-se a lordose lombar, e estruturas como o diafragma respiratório e o útero exercem tracção e compressão a esta região já em esforço. A nível osteoarticular existem também queixas de dor no torax, entre as costelas.

Por outro lado existem também as dormências e falta de força nas mãos, ou seja o síndrome do túnel cárpico, que deriva de uma compressão em qualquer parte do trajecto do nervo e sistema vascular até à mão.

Uma das queixas que menos se conversa, mas não quer dizer que não existam, são os desconfortos vulvares, sensação de edema e/ou dor na vulva e na região anal. Muitas vezes estas situações devem-se a compressão vascular do útero em crescimento sobre uma pélvis desequilibrada interna e externamente.

A terapia manual especializada para grávidas é muito útil para guiar o crescimento uterino, para dar espaço ao bebé para se mexer melhor, e para ter menos consequências no corpo da mamã. Para dar conforto às estruturas de modo a não causar desconforto. A mamã não precisa esperar que a gravidez termine para que qualquer dor desapareça!! Esxistem soluções terapêuticas para as mamãs em aflição...

O facto de trabalhar a sua postura e alinhamento, a condição dos seus músculos é de extrema importância para uma boa gestão das alterações impostas pela gravidez.

Todos os dias ajudo grávidas a ter mais conforto e confiança no seu corpo. Você também pode ser uma delas!!!

Com carinho,

a vossa Fisioterapeuta.

dor costas na gravidez

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page