Algo quer sair pela minha vagina


"Estava a lavar-me e senti uma bola, algo está na entrada da minha vagina que não estava anteriormente, assustei-me! e agora estou aqui!! Sou muito nova para cirurgia..."

"Começo bem pela manhã, mas ao longo do dia vou sentindo cada vez mais uma sensação estranha dentro da minha vagina, algo escorrega lentamente para fora, parece que tenho um ovo dentro da vagina.. e cada vez que faço um esforço ou pego em algo pesado parece que esse ovo vai mesmo sair completamente...É tão incomodativo, fico impaciente!!"

O Prolapso dos orgãos pélvicos é uma disfunção pélvica que surge com muita frequência na minha consulta. Segundo as estatísticas cerca de 50% das mulheres apresentam prolapso dos orgãos pélvicos aos 50 anos. Acredito que é uma situação que com os devidos cuidados poderia ser prevenida ou atenuada. Dado o aumento da esperança de vida, é importante o tratamento destas condições que afectam em grande escala a qualidade de vida.

Normalmente são situações que vão evoluindo ao longo do tempo, muitas vezes com um ponto de partida num pós-parto. Na fase de pós-parto as mamãs não têm muita disponibilidade para atender aos sinais que o seu corpo dá de que algo não está a funcionar correctamente. Ou por outro lado, não se apercebem, ninguém lhes explica os sinais a ter em conta de que o seu corpo precisa de cuidados diferenciados. Acham que todas as sensações são normais de um pós-parto, que tudo passa, e não procuram ajuda atempadamente.

Outras situações que podem levar ao prolapso são actividades desportivas ou laborais muito exigentes fisicamente e com muitas cargas, tosse crónica, obstipação crónica. A genética também dá o seu contributo, bem como as alterações hormonais na altura da menopausa. Saiba mais aqui

#pavimentopélvico #desconfortovaginal

FISIOHANDME

Praceta José Regio, nº4 | Setúbal

 

fisiohandme@gmail.com 

 

 934843072

  • Fisiohandme Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Grey Circle