top of page

Tenho Incontinência Urinária?! e agora...


A Incontinência Urinária é uma condição limitativa, para alguém que não consegue impedir aquela gota ou golfada de sair nos momentos mais inoportunos !! Uma sensação de impotência para controlar o seu próprio corpo! A tendência é esconder, ninguém pode saber.

"Começei por evitar saltar, depois deixei de fazer o meu desporto porque enchia o penso e saía pelas calças, ultimamente já tinha que colocar dois pensos grossos ao mesmo tempo, estava quase a usar fralda, só o simples facto de andar perdia em golfadas, e só me diziam: é muito nova para a cirurgia! encontrei ajuda da fisioterapia, e ainda bem porque hoje estou muito melhor, só uso um salvaslip por precaução que chega seco ao fim do dia, mas ainda tenho aquele receio, mas acredito que vai passar"

"Fui mãe, passados nove meses continuo a perder umas gotas de urina"

"Fui operada pela segunda vez para colocar um minisling para dar suporte à minha uretra, mas mesmo assim quando ando tenho pequenas perdas, quando subo ou desço o passeio lá perco mais umas gotas, e quase não consigo trabalhar ando sempre a caminho do wc, de meia em meia hora tenho muita vontade de esvaziar a minha bexiga, mas não tem quase nada, porquê tanta vontade!"

Todos estes casos são um fiel exemplo do que acontece às mulheres em diferentes estadios da disfunção, situação que a fisioterapia consegue ajudar a resolver e melhorar a qualidade de vida.

O Fisioterapeuta, para além de realizar o fortalecimento dirigido especialmente aos músculos do pavimento pélvico, avalia também a postura, a forma como a mulher respira e como usa os músculos abdominais. Isto porque o pavimento pélvico não está sozinho no corpo! Está integrado numa unidade funcional que gere eficazmente a pressão intrabdominal. Assim deve haver o cuidado de reeducar todo o sistema para resultados mais eficazes e prolongados no tempo.

No entanto, mesmo depois de uma reabilitação eficaz, a mulher precisa de dedicar um tempo do seu dia ao treino desta região, de modo a manter a força, resistência e agilidade adquiridas anteriormente.

Afinal é um grupo muscular como qualquer outro do nosso corpo, que perde a sua condição quando não solicitado regularmente.

Bons treinos!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page