top of page

Desconforto nas Relações Sexuais


Deparo-me com muitas mulheres com dispareunia (dor nas relações sexuais) que são muitas vezes pouco valorizadas a quem decidem revelar o seu desconforto.

Esta situação surge frequentemente após o parto vaginal ou por cesariana, ou mesmo após uma intervenção cirúrgica como a histerectomia. Outra causa que pode dar origem a dor é falta de elasticidade dos tecidos vaginais como consequência dos tratamentos de radioterapia.

Esta é uma condição que altera muito a forma como a mulher se sente no seu corpo e como vive a relação com o seu parceiro/a.

A intervenção baseia-se essencialmente em técnicas de terapia manual aplicadas ao pavimento pélvico e pélvis, e se necessário recorre-se à electroterapia e dilatadores.

"Fui operada à nove meses, fiz uma histerectomia total e desde então que tenho medo de ter relações sexuais, tenho medo que doa! ele toca-me e o meu abdomen retrai, tenho desconforto em toda a minha zona intima"

"Fui mãe à dois anos, mas fiz uma cesariana, como é possível eu ter dores nas relações sexuais, o bebé nem passou pela minha vagina!"

Pelos testemunhos anteriores percebemos que as aderências que decorrem da cicatrização de uma intervenção abdominal ou pélvica, podem interferir nas sensações e prazer sexual. Para todas estas situações e outras não mencionadas aqui o fisioterapeuta tem forma de intervir para devolver o prazer.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page