Pag.4 | Onde começa a Vulva e onde termina a Vagina?

Atualizado: Abr 13


Querido diário

Por vezes ainda existem muita dúvida na nossa anatomia feminina, e antes que a nossa relação se torne mais séria, vamos esclarecer aqui uns pontos importantes!!

O que é vulva? e o que é Vagina? onde termina uma e começa a outra? Então começamos de fora para dentro.

Vulva é toda a região que vemos por fora, se colocar um espelho vai conseguir identificar todas as estruturas que vamos falar a seguir. Por cima temos o monte de Venus, caminhando para baixo encontramos os lábios externos (vulgo conhecidos como "grandes lábios"), derme mais sensível que o resto do corpo, e com gordura por baixo (uma gordurinha da boa que serve para proteger as jóias mais internas e mais sensíveis). Os lábios internos ("pequenos lábios"), mucosa e muito vascularizados, devem estar sempre húmidos e hidratados, assim como todos os lábios, cuidados com muito carinho!! Se afastar os lábios internos, vai encontrar dois orifícios. Em cima a uretra e por baixo a entrada da vagina. Agora podem estar um pouco confusas, ENTÃO E O CLITÓRIS!! o nosso fabuloso clitóris está a espreitar por baixo do capucho mesmo no topo dos lábios internos. Ora coloquem um espelho e vejam lá se não tenho razão?! Mas atenção conseguimos apenas vislumbrar a glande do clitóris... o seu imenso corpo não se deixa ver...

Bem agora que já conhecemos a vulva, vamos conhecer a senhora Vagina... A Vagina é "simplesmente" o tubo (fibro)muscular que liga o exterior até ao colo do útero. Mas enganem-se que o colo do útero está no topo da vagina... Este canal é muito especial, tem muitas rugas e tem a capacidade fantástica para se acomodar ao que entra, ou sai (no caso do bebé). Tem três camadas de tecido, a mais exterior é como uma capa, de tecido conjuntivo que lhe dá a forma escultural, a do meio músculo liso que permite uma adaptação constante deste canal, e a mais interna a famosa mucosa, que não precisa de apresentações.

Nas revistas e por aí chamam Vagina a tudo... mas vocês já não se deixam enganar, pois não...!

Com carinho

A vossa Fisioterapeuta da Vagina

Ana Carina Portugal

#fisioterapiauroginecologica #mulher #diariodeumafisioterapeutadopipi #literaciacorporal

13 visualizações

FISIOHANDME

Praceta José Regio, nº4 | Setúbal

 

fisiohandme@gmail.com 

 

 934843072

  • Fisiohandme Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Grey Circle