Incontinência Urinária

As Perdas de urina são comuns...

 

MAS NUNCA SÃO NORMAIS

A FISIOTERAPIA CONSEGUE AJUDAR

É uma situação muito frequente na população feminina que é encarada como uma consequência normal da maternidade ou do avanço da idade. Com os avanços tecnológicos de hoje em dia e dos conhecimentos científicos reconhecidos actualmente ninguem deve sofrer desta condição.  

 

 

Considera-se Incontinência Urinária qualquer perda involuntária de urina, mesmo que seja umas pequenas gotas quando espirra ou tosse.

 

A fisioterapia apresenta-se como a primeira linha de intervenção em caso de incontinência urinária segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS- International Continence Society).

 

Como vários estudos científicos já demonstraram, a reeducação dos músculos perineais e a terapia comportamental, são altamente eficazes para melhorar/curar as pacientes, sem efeitos secundários, podendo recorrer à cirurgia se necessário.

 

 

Tipos de Icontinência Urinária

Incontinência Urinária de Esforço

 

É a perda de Urinaria ao aumento de pressão intrabdominal, ou seja incontinência ao esforço, ou seja levantar pesos, empurrar, tosse, espirro e rir.

 

É considerado uma fraqueza do mecanismo de encerramento da uretra, e/ou má coordenação muscular dos vários elementos pélvicos

 

 

 

Incontinência Urinária de Urgência

 

É a contração involuntária do músculo detrusor (paredes da bexiga) durante a fase de enchimento, que o individuo não consegue suprimir completamente, ocorrendo a perda de urina

 

 

Incontinência Urinária Mista

 

É a ocorrência de perdas urinárias decorrente da combinação das condições anteriores.

Não Seja Tímida

Procure Ajuda!

A incontinência urinária não surge só em pessoas com alguma idade ou na altura da menopausa, é certo que estes são factores de risco, mas é muito frequente pequenas ou grandes perdas de urina em mulheres jovens e desportistas!! 

 

Pode surgir após o parto, ou mesmo sem ter filhos na população desportista pois existe um desiquilíbrio das forças entre abdómen e pavimento pélvico. Começam por perder no final de uma corrida, ou quando realizam uma aula de fitness (body jump, body pump, step, zumba) ou qualquer actividade que envolva saltar e pegar em pesos, e grandes esforços abdominais. 

 

É uma situação que embora frequente, nunca pode ser considerada normal. Quanto mais cedo procurar reeducar o sistema intrínseco de estabilidade, melhores e mais rápidos são os resultados.

 

 

 

 

 

 

 

FISIOHANDME

Praceta José Regio, nº4 | Setúbal

 

fisiohandme@gmail.com 

 

 934843072

  • Fisiohandme Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Grey Circle