fisioterapia em 

Oncologia

AEnB2Uoy13sETKe74d0_DsMzxwqg-6QIJpomSdUD

Individual

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SESSÕES DE FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA?

PODEMOS AJUDAR A NESTA FASE TÃO DELICADA E AO MESMO TEMPO TÃO DESAFIANTE DA SUA VIDA

AGORA É TEMPO DE DAR ATENÇÃO  AO  SEU CORPO, PREPARAR PARA O PASSO SEGUINTE...

 

NÓS ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR, ACONSELHAR E CUIDAR!

Num mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.

A investigação constante numa área de intervenção tão importante como o cancro, é inquestionavelmente necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce.

Novas formas de prevenir, detetar e cuidar estão a ser estudadas, tendo sempre o foco de melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre mulheres - não considerando o cancro da pele. Em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, foram diagnosticados em 2020 cerca de 7 000 novos casos. Nos países desenvolvidos, 1 em cada 8 mulheres irá desenvolver cancro da mama durante a vida e na Europa a cada 2 minutos é diagnosticado um cancro da mama.

 

Este tipo de cancro é uma das doenças com maior impacto na sociedade, não só por ser muito frequente, mas também porque atinge uma parte do corpo cheia de simbolismo, na maternidade e na feminidade.

 

São conhecidos alguns fatores de risco para o cancro de mama, muito associados aos estilos de vida e característicos da vida moderna e ocidentalizada.

 

Mas,

“há alguns estilos de vida que podem ajudar a diminuir o risco”, mas “não podemos evitar que o cancro nos bata à porta”.

Alerta importante, “Há uma coisa que todos podemos fazer que tem uma importância enorme na sobrevida, que é o diagnóstico precoce. Quanto mais precocemente for detetado, maiores as probabilidades de tratamento”.

Segundo a Drª Fátima Cardoso, diretora da Unidade da Mama do Centro Clínico Champalimaud.

 

O Cancro é hoje em dia, uma das patologias que mais afeta a nossa sociedade e por isso a necessidade de profissionais de saúde com formação nesta área. O fisioterapeuta especialista em oncologia com formação e prática específica, é um dos profissionais indicados para acompanhar a utente.

 

No cancro da mama, o acompanhamento deve ser realizado desde o momento em que recebe o diagnóstico, passando pelas terapias neo e adjuvantes do processo oncológico, no pré e pós cirurgia, até ao momento final de reconstrução mamária.

 

Em complicações pós cirúrgicas como o linfedema e trombose linfática superficial, a fisioterapia tem um papel fulcral na recuperação da mulher.

 

Na primeira sessão será realizada uma avaliação, onde falamos qual a fase do processo oncológico em que se encontra e compreendemos, em conjunto, quais os principais problemas e dificuldades que apresenta.

 

As sessões seguintes, são individuais e têm a duração de cerca de 1 hora.

 

Decorrem em gabinete fechado, mantendo a privacidade de cada uma de vós.