MOMMYRepare

Programa PÓS-PARTO especializado para recuperação abdominopélvica no 
PARTO POR CESARIANA
 
O que vai beneficiar com este programa:

 

-Optimizar os factores para a reparação tecidular da cicatriz da cesariana, prevenindo consequências das aderências superficiais e profundas.
-Reeducar o sistema de estabilidade intrínseca abdominal e pélvica.
-Reconectar com o seu pavimento pélvico.
-Aprender a utilizar a nutrição para favorecer o processo de cura.
-Conhecer o seu corpo. Sentir-se bem. 
-Libertar o excesso de tensão nos tecidos através de técnicas manuais miofasciais
-Aprender como se movimentar com segurança (agora e a longo prazo) e ficar preparada para a exigência física do seu dia-a-dia e para a actividade desportiva 
-Aprender como restabelecer o seu corpo, com um programa que favorece uma cura profunda do interior para o exterior...

 A cesariana é um procedimento cirúrgico que tem consequências para o corpo da mulher, mas cada vez mais recorrente nos dias de hoje. Muitas mulheres não recuperam espontaneamente desta intervenção e a cicatrização não decorre como deveria. Existem ainda muitas dúvidas e questões por responder nesta área.

Muitas mulheres experiênciam uma fraca cicatrização da cesariana, levando a dor na cicatriz e/ou dor lombar,  têm a sensação de falta de estabilidade da sua pélvis e falta de controle do seu abdómen, dificuldade em activar o seu pavimento pélvico. Assim é importante a intervenção do fisioterapia para ajudar a compreender os processos biológicos, fisiológicos e biomêcanicos da sua recuperação, aplicar técnicas manuais para optimizar o processo de cicatrização e normalização de tensão das estruturas miofasciais, e guiá-la no regresso ao à vida activa através de exercícios progressivos que integrem o corpo todo. 

 

O que é? 

É um programa individualizado, sem receitas, em que damos ênfase a uma recuperação de dentro para fora. Inicia-se com a educação teórica sobre o que a cesariana faz ao seu corpo, depois uma avaliação com palpação da cicatriz, avaliação de recrutamento muscular abdominopélvico, pontos dolorosos,  função do pavimento pélvico e postura.

São realizadas técnicas manuais para libertação miofascial, libertação profunda da cicatriz, e  como passou por uma gravidez e por todas as alterações posturais inerentes existe a necessidade de começar por trabalhar os músculos mais profundos que dão a estabilidade à região abdominal, lombar e pélvica para realizar todos os gestos sem dor ou desconforto. É também ensinada a Ginástica Abdominal Hipopressiva, pois tem efeitos muito interessantes em termos de activação muscular intrínseca enquanto mobiliza as fascias mais profundas e melhora a postura. 

Quando o seu corpo estiver preparado serão integrados exercícios físicos globais que fazem a reconexão das linhas miofasciais e da sinergia intrínseca do core, progredindo com segurança para exercícios funcionais e com carga para que fique preparada para enfrentar as exigências da sua vida. 

 É realizado em gabinete fechado em sessão de 60 minutos, em que está a fisioterapeuta a mamã e o seu bebé, se o desejar.

 

 

As bases desta intervenção são numa primeira fase libertar e mobilizar as estruturas miofascias para alcançar um correcto alinhamento das estruturas ósseas e promover as condições óptimas para uma boa cicatrização, por outro lado libertar tensões anômalas dos tecidos geradas pela sobrecarga do ganho de peso com as alterações posturais próprias da gravidez, restaurar a função muscular perdida e alterada pela gravidez e parto, activar os músculos estabilizadores profundos que pelas alterações posturais impostas pela gravidez se inibiram, normalizar o tónus e inibir a activação muscular dos grandes músculos superficiais que compensaram a actividade dos mais intrínsecos durante todo o processo. Integrar a activação correcta de cada grupo muscular, na sequência de activação correcta do padrão motor e sinergias de acção muscular. Por fim automatizar o padrão de movimento correcto para os resultados serem duradouros. 

 

Divide-se em quatro fases de intervenção (fases 1,2, 3 e 4), podendo ser iniciado no pós-parto imediato ou tardio, transitando para os níveis mais exigentes apenas quando o corpo está preparado, dependendo sempre da evolução pessoal. 

 

Fase 1 (HEALING)

 

Fase 2 (FOUNDATION)

 

Fase 3 (CONECTING)

 

Fase 4 (STRENGTH)

 

Para quem?

Este programa é importante para todas as mulheres que passaram por uma gravidez com parto por cesariana e que querem uma recuperação verdadeiramente profunda restaurando de dentro para fora, promovendo uma boa cicatrização sem aderências profundas, a activação dos músculos mais profundos, corrigindo o padrão respiratório, a função do perineo e a postura, facilitando a recuperação da diastase abdominal, com evolução para exercícios funcionais e com carga para ficar preparada para a sua nova vida.  

 

Onde? 

Este programa pode ser realizado ao domicílio no conforto da sua casa, ou nas nossas instalações. 

É aconcelhável a avaliação perineal ser realizada no gabinete FISIO hand ME.

FISIOHANDME

Praceta José Regio, nº4 | Setúbal

 

fisiohandme@gmail.com 

 

 934843072

  • Fisiohandme Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Grey Circle