Devemos conhecer a voz da nossa vagina e tratá-la por tu!

Nós conseguimos identificar perfeitamente a sensação de quando temos fome, é uma aprendizagem que vamos fazendo ao longo da vida, fazemos desde cedo associação entre sensação e necessidades do nosso corpo. É a voz do corpo, a sua forma de comunicar.

Mas no caso do “vaginez”... é outro assunto!!!

Quem o ouve, tenta ignorar ao máximo, quer calar essa voz, porque não quer ter que procurar ajuda para tratar dessas questões. São muito íntimas, são demasiado priva...

Querido Diário 

“Não sabia que a fisioterapeuta também pode tratar destas questões vaginais!!”  é uma frase que oiço imenso.

Mas é depois e explicar tudo bem explicadinho, que assisto àquela cara de espanto por parte das mulheres porque é nesse momento que percebem que estão a falar com um profissional de saúde que fala fluentemente "vaginez"... 

Eu explico o porquê desta tão grande admiração! Frequentemente somos nós fisioterapeutas que conseguimos entender as queixas das mulheres, situações que se arrastam...

Este era uma ideia que estava na gaveta há algum tempo... Por falta de tempo nunca chegou a sair! Mas esta pandemia também pode ter o seu lado positivo e novas ideias têm oportunidade para emergir...

Assim apresento-vos  "Pipis, vulvas e Vaginas - Diário de uma Fisioterapeuta" . Pipis, porque é o nome mais socialite pelo qual é conhecida. Vulvas o seu verdadeiro nome.Vaginas, porque vagina é diferente de vulva mas aqui também ela tem uma palavra a dizer...aliás muitas!

Este diário nasceu para trazer...

Nas nossas aulas não ensinamos as mulheres a ter filhos. Isso é algo que todas o sabem fazer, ainda que muitas duvidem dessa capacidade.

Para compreender o que fazemos, é importante entender a necessidade que surgiu há décadas atrás para a iniciação de cursos de preparação para o parto.

Essa necessidade surgiu com a transferência do parto em casa para o hospital, com o intuito de melhores taxas de mortalidade. Até então, as mulheres não se preparavam, eram apenas apoiadas a lidar com a dor. Utilizavam-se as mais diver...

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por várias alterações hormonais, posturais e o aumento do útero exerce compressão nas principais veias de retorno ao coração. Estas alterações podem desencadear sintomas como retenção de líquidos, sensação de formigueiro nas mãos e nos pés, sensação de cansaço e peso nas pernas e outros sintomas.

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é, atualmente, a forma mais segura de aliviar os sintomas mencionados, podendo ser realizada no pré e pós-parto.

A DLM, seg...

Decidimos alterar o nosso programa pós-parto para conseguir responder melhor às necessidades das mamãs. 

Então o que está diferente?

Decidimos incidir a abordagem em sessões individuais. Pois cada corpo é um corpo, tem antecedentes diferentes.

Cada gravidez é uma gravidez, com acontecimentos distintos. Nenhuma gravidez é igual a outra...

E cada parto é um parto!

Como não somos todas iguais, temos necessidades especificas que , na minha perspectiva só podem ser satisfeitas com um tratamento individual.

Queremos o melhor pa...

Chegou ao Fisiohandme a tecnologia inovadora de TECAR Terapia para complementar os nossos tratamentos em uroginecologia. É importante para nós conseguir oferecer tratamentos inovadores às nossas utentes.

Então o que é este tipo de terapia?

Winback é uma corrente de alta frequência, que estimula a actividade celular, indolor e não invasiva, conhecida como TECAR terapia que alivia as dores, estimula a reparação tecidular e acelera a recuperação.

A Tecar terapia actua a nível celular realizando uma bioestimulação, em...

O corpo da mulher está sujeito a alterações estruturais muito profundas durante a gravidez. Normalmente é a altura da vida em que a mulher aumenta mais rapidamente de peso e altera as suas formas. Algumas alterações são mesmo necessárias para proteger o corpo de disfunções no pós-parto, outras não são bem assim!! Vamos tentar explicar quais as alterações que podem ser um sinal de que preciso dar uma ajuda ao corpo para que este se mantenha equilibrado durante todo o processo. 

Podemos encarar a dor como uma form...

"Estava a lavar-me e senti uma bola, algo está na entrada da minha vagina que não estava anteriormente, assustei-me! e agora estou aqui!! Sou muito nova para cirurgia..."

"Começo bem pela manhã, mas ao longo do dia vou sentindo cada vez mais uma sensação estranha dentro da minha vagina, algo escorrega lentamente para fora, parece que tenho um ovo dentro da vagina.. e cada vez que faço um esforço ou pego em algo pesado parece que esse ovo vai mesmo sair completamente...É tão incomodativo, fico impaciente!!"

O Prol...

São muitas as mulheres que me questionam se a fisioterapia as consegue ajudar a aliviar a sua dor no local mais intimo do seu corpo. Uma dor que vai até à alma, que as transforma a pouco e pouco. 

Uma situação muitas vezes negligenciada pela própria mulher, que espera que se resolva espontaneamente com o tempo. Mas a grande maioria das situações só vai agravando, e interferindo cada vez mais na sua satisfação sexual, e na relação com o seu parceiro(a).

Quando a mulher decide finalmente procurar uma...

Please reload

Categorias
Procura por tags

FISIOHANDME

Praceta José Regio, nº4 | Setúbal

 

fisiohandme@gmail.com 

 

 934843072

  • Fisiohandme Instagram
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Grey Circle